O delivery é uma tendência que já existia e ganhou força na pandemia do covid-19. O modelo de entrega de pedidos em domicílio é mais prático e econômico para restaurantes e transforma a experiência dos consumidores.
A pesquisa da Globo revela a preferência de 46% dos consumidores em realizar pedidos via apps de delivery. Além disso, 28% dos fregueses usam os aplicativos próprios dos estabelecimentos e outros 20% preferem pedir pelo WhatsApp das lojas.
Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para você montar o seu delivery próprio e conquistar o novo perfil de consumidores que surgiram no mercado.
6 passos para montar um delivery próprio no seu restaurante
1. Escolha um local estratégico
O local onde será instalado o seu restaurante, seja ele para atendimento presencial ou dark kitchen, deve ser escolhido com cuidado. O objetivo é encontrar um ponto estratégico para potencializar o número de fregueses.
Por exemplo, ao estar perto de locais de alta demanda em sua região, você ficará mais visível em marketplaces. Dessa maneira, poderá oferecer uma taxa de entrega mais acessível, o que é um diferencial na escolha de um restaurante pelo seu público.
2. Conheça o seu público-alvo
Lembre-se de considerar o perfil do seu público-alvo ao escolher o espaço. Para isso, você pode fazer um mapeamento da região para conhecer as pessoas que você vai atender em determinado raio de distância.
Entenda se é uma área comercial, residencial, região universitária ou mista; se tem mais profissionais, estudantes, famílias ou solteiros vivendo ali; qual o horário com maior demanda de delivery, etc.
Com as informações acima, é possível definir algumas estratégias para o seu delivery, como o tipo de comida e de campanhas que adotará, priorizando um formato mais prático e conveniente para os consumidores. Essa é a importância de coletar dados no seu negócio.
3. Encontre fornecedores de qualidade
Os produtos utilizados em seu delivery devem ser de boa qualidade, não só para conseguir preparar pratos excelentes e receber ótimas avaliações, mas também para atestar a segurança dos fregueses.
Por isso, tanto para restaurantes novos ou estabelecidos no mercado, é fundamental contar com as melhores empresas fornecedoras da sua região, tirar suas dúvidas e negociar valores.
4. Levante todos os documentos necessários
Antes de começar, é necessário regularizar toda a situação, a fim de evitar problemas com as autoridades locais. Portanto, levante os documentos necessários para atuar como um delivery, como:
- cópia autenticada do RG e CPF;
- comprovante de residência;
- folha de espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- cópia do contrato de locação de compra e venda, entre outros.
Além disso, é importante ter um alvará da prefeitura. Assim, você garante que o seu negócio esteja apto para exercer as atividades propostas de acordo com as autoridades competentes e as normas da Vigilância Sanitária.
5. Escolha seus canais de venda
A escolha dos canais para captação de pedidos é um ponto muito importante para o sucesso do seu negócio.
Os marketplaces, como iFood e Rappi, são os locais nos quais você hospeda o seu serviço de delivery e estão ganhando cada vez mais força nos últimos anos – além de ser um meio de captação de novos fregueses.
Considerar também o delivery próprio é uma importante estratégia para não depender de marketplaces e oferecer a experiência de qualidade através de uma plataforma otimizada para pedidos online.
6. Tenha uma boa solução de software para delivery
Normalmente, os restaurantes tendem a anunciar em mais de um canal de venda. Mas como gerenciar diversos pedidos vindos de fontes diferentes?
Para isso, é fundamental ter uma boa solução de integração de delivery, que permitirá, por meio de um único dispositivo, controlar todos os pedidos online. Com isso, é possível:
- controlar toda a operação através da automação – menos pessoas, menos custos e menos atraso nas entregas;
- evitar a perda de pedidos;
- responder rapidamente dúvidas sobre status do pedido ao cliente;
- gerenciar com eficiência o andamento dos pedidos;
- analisar informações de vendas em um único relatório gerencial.
A integração dos canais de venda em um só lugar pode maximizar o faturamento, prestar um melhor serviço ao seu cliente e destacar seu restaurante.
Quais as vantagens em montar um delivery próprio com a Zak?
A Zak é uma plataforma de gestão única para o seu restaurante: ajudamos você a gerenciar os seus diferentes canais de venda e a alcançar melhores resultados, potencializando o seu faturamento do delivery. Como fazemos isso?
- Oferecemos taxas muito mais baixas do que marketplaces;
- Disponibilizamos um site de delivery próprio para o seu restaurante receber pedidos online;
- Centralizamos os pedidos de todos os seus canais de delivery, seja ele próprio, iFood ou Rappi, numa única plataforma de gestão;
- Integramos o seu delivery próprio com a logística de nossos parceiros e oferecemos o acompanhamento da entrega em tempo real para o restaurante e para seus clientes;
- Oferecemos o pagamento integrado, direto no seu canal de delivery.
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