Provavelmente você já deve ter se surpreendido por algum evento gastronômico! Seja no atendimento, na agilidade de serviço, na decoração do restaurante, na aparência do cardápio, na apresentação do prato, no sabor ou no cheiro da refeição.
Saiba que não acontece por acaso! Atualmente, o foco na experiência do consumidor é uma das principais preocupações do mercado. O relatório do Zendesk constatou que 57% dos consumidores consideram o atendimento um dos principais motivos para se tornar fiel à marca.
Sendo assim, os restaurantes precisam estar focados no relacionamento com os fregueses para manter o sucesso do negócio. Quer saber como oferecer uma experiência inesquecível para os seus consumidores? Continue a leitura!
O que é experiência do consumidor?
A experiência do consumidor é a avaliação geral sobre determinado produto ou serviço e considera todo o contato ao longo do ciclo de vida do cliente. No caso de restaurantes, a experiência contempla desde a escolha do prato ao atendimento. Alguns dos principais fatores que impactam o consumidor incluem:
- comunicação visual;
- linguagem adotada pela equipe;
- variedade de pratos disponíveis;
- facilidade ao pagar;
- eficiência do serviço;
- atenção ao feedback oferecido.
Em outras palavras, é preciso ser completo. Afinal, o consumidor moderno busca mais do que apenas comprar. Ele busca pela identificação com os restaurantes, os alimentos que escolhe e a atenção que recebe.
Por que a experiência do consumidor é tão relevante?
Proporcionar uma boa experiência para os fregueses muda a percepção do público sobre o seu restaurante. Em outros termos, o relacionamento entre um cliente e o seu estabelecimento vai além de uma boa comida. De nada adianta ter qualidade no prato se:
- a recepção do local é fria;
- o atendimento é lento;
- não há variedade no menu;
- o espaço é inadequado ao público;
- os processo de pagamento não é prático e/ou não têm variedade;
- a opinião do consumidor não é levada em conta.
Para uma boa experiência do consumidor, é imprescindível considerar todos esses fatores. Afinal, prezar por uma jornada inesquecível para o seu público é o principal termômetro da eficácia do seu negócio.
A importância da fidelização do consumidor
Mais importante do que ter muitos consumidores, é a fidelização do seu público. Um grande volume de fregueses pode parecer bom, mas significa apenas frequências sazonais – o que pode não trazer grandes benefícios a longo prazo.
Já os consumidores fiéis podem beneficiar o negócio das seguintes formas:
- recomendam o restaurante para parentes e amigos próximos;
- divulgam a marca nas redes sociais e Google (51% dos consumidores confiam mais em informações do Google do que na opinião de pessoas próximas, segundo dados da Hubspot);
- aumentam a frequência e ticket médio;
- fornecem feedbacks relevantes para o sucesso do negócio;
- confiam em seus serviços e são mais receptíveis a lançamentos de produtos novos.
O boca a boca é um fator fundamental. Afinal, ela atua como marketing espontâneo, gratuito e eficaz. Por isso, fornecer uma boa experiência para o seu público é importante para aumentar a divulgação do estabelecimento.
Como melhorar a experiência do consumidor na prática?
Já mostramos a relevância da experiência do consumidor. Agora, você vai entender como funciona na prática! Separamos algumas dicas para te inspirar nas estratégias do seu negócio a seguir:
Ofereça uma experiência consistente em todos os canais
A coerência é um fator determinante para as ações do restaurante. Muitos podem imaginar que é importante apenas sobre os pratos, como a padronização no sabor. Porém, o contexto vai além! É preciso que o restaurante mantenha consistência em termos de:
- Identidade visual: todas suas redes sociais devem seguir um padrão para o fortalecimento da marca. O mesmo pode ser dito sobre seus espaços físicos;
- Ofertas: busque oferecer as mesmas promoções em todas as unidades. Isso evita que o cliente se confunda;
- Novidades: não anuncie um produto sem saber sobre a quantidade de estoque. Assim, o consumidor não fica frustrado caso a opção esteja indisponível;
- Serviço: invista em treinamento para seus funcionários e em melhorias contínuas no serviço. Dessa forma, os fregueses serão tratados de forma padronizada e sempre alinhada às expectativas.
Além disso, o programa de fidelidade é uma ótima maneira de engajar seus consumidores e construir uma relação efetiva e duradoura com seu público. Afinal, um atendimento e uma experiência inesquecível são pratos cheios para o sucesso do negócio.
Traga novos produtos para o consumidor
As novidades sempre atraem a atenção dos fregueses. Essa estratégia mantém o interesse do público no seu negócio e os consumidores dificilmente se cansarão do seu menu. Para isso, é preciso:
- buscar novidades para o negócio;
- acompanhar as tendências para restaurantes;
- estudar constantemente o perfil de consumo dos seus clientes.
Deste modo, será mais simples entender o que os consumidores estão buscando e se inspirar para a criação de novos produtos para o seu cardápio.
Aposte em uma boa comunicação visual
Já ouviu que a primeira impressão é a que fica? Para a grande maioria das marcas, isso é verdade. De nada adianta pedir que seus clientes se sintam bem se você não oferece um ambiente que proporcione isso. A comunicação visual dá o tom ao seu estabelecimento e proporciona benefícios como:
- estabelecer a primeira relação com o cliente;
- comunicar os valores e objetivos da organização;
- aliar à psicologia das cores para causar um maior efeito;
- gerar emoções através da ambientação.
Simplifique a experiência do consumidor
A gente entende que o ecossistema de um restaurante é bastante complexo. Reservas, filas, pagamento, delivery e muito mais. São muitas as atividades a serem fornecidas por um restaurante. Busque simplificar cada operação do seu negócio por meio de plataformas modernas e intuitivas.
Elas permitirão que você administre mesas e automatize as atividades do seu restaurante. Com isso, você poderá focar no mais importante para seu negócio: o consumidor.
Use as tecnologias disponíveis
A digitalização do restaurante é um passo importante para a experiência do consumidor.
As soluções tecnológicas que otimizam sua gestão de maneira integrada, tornam o atendimento mais ágil. Isso vale para diversos pontos de seu restaurante, como:
- ponto de venda;
- delivery;
- retaguarda;
- programa de fidelidade;
- solução de pagamento;
- CRM e mais.
Utilizando a plataforma certa, você agiliza seus processos de maneira centralizada e eficiente. Desse modo, você deixa a lentidão e as falhas operacionais de lado e passa a fornecer aos fregueses uma jornada inesquecível.
Agora você sabe o que é e qual a relevância da experiência do consumidor, conheça a Zak! Somos uma plataforma única para digitalização e empoderamento de restaurantes. Com as nossas soluções, você fideliza clientes e eleva o patamar de seu negócio.
Quer descobrir mais vantagens em adotar a plataforma de gestão única da Zak? Leia também: Quais os benefícios de uma plataforma para restaurantes integrada?
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